A palavra herbáceo é derivada do latim HERBA, que significa capim, planta. Deste modo, plantas herbáceas são aquelas que comumente denominamos ervas.
O que são plantas herbáceas?
Elas podem se apresentar em diferentes modos, seja com caule não lenhoso ou semi-lenhoso, e conta com diversos portes, mas, geralmente, não costumam passar dos 2 metros de altura.O conteúdo, ou estrato, que as ervas possuem são benéficos a inúmeros organismos, servindo de alimento para alguns e, para outros, como legítimos auxiliadores no combate de diversos problemas de saúde. Quem aqui nunca tomou um chá de ervas para combater um resfriado? Pois é!
Em sua maioria, contam com um ciclo de vida curto, crescendo e florescendo na primavera e morrendo no verão, onde deixam suas sementes de herança para que um novo ciclo de vida possa surgir. Desta forma, é classificada como planta anual, mas possui sim suas exceções.
Este processo curto e rápido de vida nada mais é do que uma grande estratégia de sobrevivência. Já que a maior parte dos exemplares são provenientes do Mediterrâneo, elas fecham seu ciclo de vida próximo do verão, pois lá as temperaturas são altíssimas e comprometem sua sobrevivência. Assim, as sementes permanecem intactas até as primeiras chuvas no Outono, onde germinam e recomeçam seus ciclos de vida.
Ainda é possível ir além, classificando-as em medicinais e aromáticas.
A primeira, em poucas palavras, poderia ser descrita por suas capacidades em desempenhar funções biológicas importantes, assim como para se defender de ataque de predadores, como insetos, fungos, mamíferos e herbívoros.
Já as aromáticas, apesar de dispensar definições, são assim classificadas por exaltar forte aroma de suas folhas e outras partes verdes. Entre as mais populares está a hortelã. Suas aplicações estendem-se desde a cosmética, como na área alimentar, farmacêutica, entre várias outras.
Fonte(s): Google e Wikipédia.
0 comentários