As 6 principais necessidades de uma planta (Conceitos Básicos)
É difícil encontrar pessoas que não se encantem por plantas, sejam elas flores, árvores ou até mesmo hortaliças e verduras. Porém, nem todo mundo tem aquele toque do dedo verde que, ao meu ver, na verdade, é uma mente desperta para a observação, garantindo que todas as exigências sejam supridas a fim de obter os melhores resultados.
E como eu gosto muito de tudo relacionado a natureza, resolvi criar um guia básico para quem quer iniciar os primeiros contatos com ela, evitando, assim, que percam exemplares ou vejam seu árduo trabalho indo inteiramente por água abaixo por simples descuidos ou falta de informação.
Vale lembrar que não sou especialista: sou uma pessoa que aprende através da observação, dos experimentos e, lógico, através da internet - mas principalmente os dois primeiros, visto que o conhecimento exposto por aí quase nunca nos atende com exatidão, pois inúmeros fatores alteram, principalmente o meio, sendo ele: clima, umidade, temperatura, etc. Por isso valorizo e muito a observação inocente e humilde. Sem ela os esforços são quase sempre em vão.
Outra coisa: regras não existem! A vida não exige padrões ou condições estáticas. As plantas são seres-vivos que variam de todos os cantos do mundo, onde cada lugar possui sua peculiaridade responsável por garantir sua subsistência. Portanto, cada fator deve ser bem estudado, visando sempre propor aquilo que seria o ideal.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa:
Água
Luz
Encontrar a quantidade de luz adequada de uma planta significa, em outras palavras, reproduzir aquilo que seria o mais próximo do seu habitat natural. Por isso, algumas não vão exigir contato direto com o sol, necessitando somente de sua luminosidade. Já outras necessitarão de grande incidência para reproduzir o árido calor dos desertos.
0 comentários