Perguntas e Respostas: Begônia apodrecendo, o que fazer?

Por Administrador - terça-feira, junho 27, 2017

Estou dando início a um novo método de compartilhar ensinamentos, este é o Pergunta e Respostas.

Para participar e ter sua resposta aqui sanada, basta enviar um e-mail para vinicius.dimbarre@gmail.com que vou ter o maior prazer em poder ajudar, pois nem sempre temos o conhecimento na ponta da língua, mas isso faz com que corra atrás e, assim, aumente ainda mais nossa coleção de aprendizagem.

A pergunta que vou responder hoje veio de um amigo próximo, cujo qual está tendo dificuldades para ter seu exemplar de begônia sadio. 

Minha begônia parece estar apodrecendo. O caule está mole e as folhas caindo. Não sei o que fazer!

Dias atrás, passei pelo mesmo espanto: um dos meus exemplares quase perdeu a vida devido a podridão. Antes, era uma planta robusta, saudável. Agora, uma mera mudinha que está, novamente, iniciando seu ciclo de vida. 

O motivo que leva as begônias a apodrecerem é, na maioria das vezes, sempre o mesmo: descuido com as regas. Mas este descuido nunca é a menos, mas sim acima do recomendado. Com o tempo, o caule vai amolecendo e a incidência de fungos toma cada vez mais espaço. Desta forma, em questão de poucos dias a planta pode acabar morrendo caso nenhuma providência seja tomada. 


Além da água em excesso, é importante estar atento ao ambiente em que ela está situada. Begônias adoram sol - mas não seu extremo! Portanto, não adianta deixar ela escondidinha a sombra, isso ajuda a repetir a ocorrência.

Prefira locais em que o sol da manhã se faça presente e com menos incidência nos picos de calor. Além disso, elas gostam sim de ambientes mais úmidos, por isso, não esqueça das regas, principalmente se onde você mora fazem dias de muito calor, mas nunca encharque o substrato, mantendo-o sempre levemente hidratado. Tomando a quantidade de sol ideal, sua muda de begônia irá florir como nunca!

Para tratar sua planta que está com partes podres e moles, utilize uma lâmina bem afiada e limpa, para não dizer esterilizada. Com ela, recorte as partes podres e com aparência mole, deixando somente o resto sadio da planta. Caso a podridão se faça presente em toda ela, é difícil conseguir salvar. O que é possível fazer, é cortar diretamente a planta em sua base, rezando para que, com isso, a cicatrização ocorra e novos brotos venham a surgir.

No corte exposto, coloque uma pitada de canela sobre, pois a mesma atua contra bactérias e fungos, evitando o ataque. Além disso, o corte não deve ser feito na horizontal, mas sim na diagonal, criando uma espécie de rampa para que a água nunca se acumule no topo do exemplar.

O ideal mesmo é nunca chegar a pontos extremos como este, pois a planta se encontra altamente debilitada e as intervenções acabam por afetá-la ainda mais.

Espero ter contribuído. Até a próxima!

  • Compartilhar:

Você pode gostar também

17 comentários

  1. Colocar a caule na água quando cortada?ou na terra mesmo?

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma begônia asa de anjo e ela está com manchas tipo queimada e eu não deixo no sol.
    Como tratar?

    ResponderEliminar
  3. Comprei uma neguinha linda mais quando cheguei em casa ela murchou a noite e ficou feia,o que fazer?

    ResponderEliminar
  4. Encontrei uma espécie de lagartinha minúscula em minha begônia o que fazer ?

    ResponderEliminar
  5. Minha begonia apodreceu cortei e nada de nascer caiu as folhas que estava queimada e apodreceu o talo 😭😭😭😭 como faço para salva lá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocar uma parte viva e sã em água até ganhar raizes. Oor exemplo uma folha com seu pé.

      Eliminar
  6. As minhas estão ficando com as pontinhas pretas?
    Ganhei do meu namorado dias
    Será que não estou sabendo cuidar ��

    ResponderEliminar
  7. Boa noite!
    Minhas begonias ficam na jardineira
    E estão enrolando as folhas o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  8. Oi, algumas folhas da minha begonia estão murchinhas, parecem moles. O que eu posso fazer para recupera- más?

    ResponderEliminar
  9. Minha begonia está enrolando as folhas.o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha begônia está com as folhas emroladinha o que fazer

      Eliminar
    2. Provavelmente ela esta precisando de agua, ou está batendo mt sol, as folhas secaram?

      Eliminar
  10. Secaram as folhas e caíram,ñ nasce mais folhas novas oque posso fazer.quero recuperar minha begonia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço um adubo organico com casca de banana e intercalo com borra de café. Coloca a casca da banana em um pote com agua, deixe descansar por 3 dias e use essa agua, a mesma coisa com a borra. Deu certo pra mim. Bosa sorte!

      Eliminar
  11. Oq faço a minha tava ficando o caule podre aí cortei o talo e botei em água mais o outro que tá no vaso não tenho canela pra botar no corte oq eu posso botar pra cicratizar e as bacteria não atacar. Me ajudem por favor

    ResponderEliminar
  12. A minha apodreceu o caule e a rais o que eu faço ?

    ResponderEliminar