Dicas para deixar o seu jardim atrativo a passarinhos e beija-flores

Por Administrador - segunda-feira, julho 10, 2017

Não sei você, mas o meu maior sonho é contar com um jardim rico em variedades, onde eu possa chegar depois de um longo dia de trabalho, relaxar e apreciar o sol poente com o estardalhaço dos passarinhos, como beija flores, bem-te-vis, andorinhas, cambacicas, sabiás, rolinhas e muitos outros. Mas e quando não se conta com a presença desses maravilhosos seres-vivos, o que se pode fazer para atraí-los?


Bom, se você tem um jardim, este já é um grande passo. Caso não tenha, recomendo você a começar o seu, pois é reproduzindo a natureza que começamos a criar o cenário ideal para que possamos apreciar os primeiros indícios destes pássaros. Ao contrário de nós, eles não possuem uma vida de lazer, prazeres, gostos e desgostos. Desde o seu primeiro voo, todos são dedicados a algum objetivo essencial, seja a obtenção de comida, fuga de presas ou, então, a busca por um novo ninho. Compreendendo a vida de um passarinho, facilmente garantimos algumas opções para que os vejamos com maior frequência dentre nossas árvores e plantas, e é sobre isso que iremos conversar hoje!

Dicas para atrair passarinhos ao jardim

Os passarinhos gastam grandes doses de energia diariamente, principalmente quando estão alimentando seus filhotes no ninho, e para que consiga suprir todas suas demandas metabólicas, é necessário voar diversas vezes até as plantas para que consiga obter o valor requerido. A sua vantagem está no voo, que permite correr grandes distâncias utilizando pouco combustível.

Alguns deles são atraídos por flores, cujas quais oferecem grande disponibilidade de néctar e, geralmente, têm pouco ou nenhum odor, pois o sentido do olfato é bem pouco desenvolvido. No entanto, as flores donas de cores gritantes, como as amarelas e vermelhas, chamam bastante atenção dos pássaros, assim como as grandes ou com maciços de inflorescência. Os pássaros que frequentam as flores regularmente se alimentam de néctar, partes florais e insetos habitantes. Estes atuam polinizando de flor em flor, pois acabam por entrar em contato com o pólen, disseminando a reprodução da natureza.

Outros deles se alimentam de frutos, denominados frugívoros, grãos e sementes, os quais possuem um grande e importante papel na contribuição da manutenção e preservação ambiental, pois acabam por defecar tais sementes, dando origem a novos exemplares. Eles possuem uma visão precisa e aguçada, se alimentando, muitas vezes, de pequeninas sementes. Porém, frutos doces e coloridos são seu prato preferido.


É muito simples atrair pássaros com alimentos. O beija-flor, por exemplo, é uma presa fácil, bastando pendurar um pequeno bebedouro com água açucarada e pronto, seus primeiros visitantes estão prestes a chegar. Mas o mais eficiente mesmo é utilizar frutas como o mamão, a banana e a maçã, além de sementes próprias, que podem ser adquiridas em saquinhos já prontos ou, também, compradas separadamente, como é o caso do girassol, alpiste, entre várias outras. O bom mesmo é testar, pois cada região apresenta uma certa relevância cultural, podendo alterar de acordo com o alimento disponibilizado.

Sem delongas, vamos a lista, que é um verdadeiro banquete de informações para que você tenha o cardápio atrativamente ideal. Abaixo você encontra uma pequena lista com as principais e mais comumente encontradas espécies de pássaros e seu respectivo cardápio.



Araçás Pitanga (principal)
Araras frutos provenientes de palmeiras
Azulão Sementes de capim e pequenas frutas silvestres, além de insetos
Beija-flor flores coloridas, geralmente tubulosas e ricas em néctar (sino-amarelo, lanterna-chinesa, crista-de-galo, brinco-de-princesa, helicônia sp, hibisco, madressilva, malvavisco, camarão-amarelo, russélia, sanquézia, ave-do-paraíso, sapatinho-da-judia)
Bem-te-Vi pêssego, ameixas, romã, manga, pitanga, uva, goiaba, jabuticaba, araçás, amoras, figos e insetos.
Canário-da-Terra alpiste, painço amarelo, linhaça
Coleiro sementes de capim, alpiste
Curió sementes mais rígidas, como capim navalha e insetos
Papagaio frutos, sementes, brotos e flores
Pintassilgo sementes de capim, assa-peixe, dente-de-leão, flores de eucalipto, pequenas sementes, frutos secos, além de frutas em pomares
Sabiá pitanga, figo, palmeiras, amora, mamão, banana, laranja
Saíra frutos da palmeira
Trinca-Ferro frutas em geral

Através dos alimentos você garante a presença de muitos pássaros. Mas você pode estar se perguntando: como custear tudo isso? Ou melhor, porque investiria tanto em alimentos para simplesmente atrair estes passarinhos ao meu jardim?

Realmente, custear a alimentação desses bichinhos pode não ser uma tarefa simples e requer certo investimento mensal. Outra forma de você contar com a presença deles é disponibilizar tais árvores e plantas no seu jardim, criando um legítimo restaurante a céu aberto para que aves de todos os cantos cheguem até o espaço elaborado.


Agora que você já sabe quais são os alimentos mais comuns do cardápio de um pássaro, chegou a hora de elaborar o modo de disponibilizá-los, pois não dá para simplesmente abandoná-los ao chão. Ou melhor, até daria, mas não vejo com bons olhos, uma vez que o chão expõe os pássaros a predadores e a sujeira fica espalhada por todas as partes.

Sendo assim, elabore um cantinho especial para fazer seu tratador. Ele pode ficar debaixo de árvores ou até mesmo utilizar ela própria, pendurando frutos com casca e ganchos diretamente nos galhos. Isso pode passar maior segurança aos pequeninos, uma vez que estar distante do chão os salvaguardam de alguns predadores.

É possível, também, utilizar bambus para criar pequenos potes, seja para água ou alimentos, grãos e sementes. Para isso, basta cortá-lo ao meio e fixá-lo com o auxílio de arames ou barbantes, mas descarto esta última possibilidade, pois, com o passar do tempo, estraga e necessita de constantes manutenções.

Outros vão além e fazem das garrafas pets um eficiente fornecedor de alimentos para os pássaros. Esta eu ainda não tinha conhecimento, aprendi agora e, quem sabe, posso ensiná-los a fazer em uma matéria futura.

Não sou muito de citar modos e possibilidades, sou mais de deixar a ideia no ar para que a criatividade e a inspiração venham por conta. Afinal, é muito gratificante criar algo próprio com objetos simples, mas que atuam conforme sua finalidade.

É isso, até a próxima!

  • Compartilhar:

Você pode gostar também

0 comentários